crie sms com HTML

Crie um SMS com HTML

Você sabia que é possível preparar um envio de uma SMS com HTML via tag <a>. Isso é um recurso bem antigo(início de 2010) dos primórdios do HTML Mobile e podemos usar este recurso bem útil e otimizar a experiência do usuário.

O que é um link SMS?

Um link SMS é uma maneira de os visitantes do seu site entrarem em contato com você imediatamente por mensagem de texto. Ele usa código HTML para iniciar o aplicativo de mensagens do usuário com o seu número de telefone comercial já preenchido.

Como criar um SMS com HTML

Se você estiver familiarizado com HTML, notará que um link de SMS é quase idêntico a um link normal ou a um botão de clique para e-mail. Você ainda inserirá um atributo href. Mas em vez de direcionar os usuários para outra página da web ou usar mailto: para iniciar um e-mail, você usará sms: para iniciar uma mensagem de texto.

Imagine uma listagem de lojas o usuário deseja ligar para uma loja específica, se não utilizar a tag <a> o usuário precisa copiar o texto, sair do navegador e colar no discador. Mas para resolver isso com apenas um clique é bem simples, utilizando o seguinte código.

<a href="sms:1234567&body=Hello Fellyph">Enviar um SMS via link</a>Code language: HTML, XML (xml)

Como podemos ver no código acima na propriedade href do nosso link iniciamos com "sms:" para indicar que enviaremos um SMS para o número na sequência 1234567 é o número o qual você quer enviar a mensagem. Depois utilizamos uma "&" para passar um segundo parâmetro o corpo da mensagem.

Exemplo de envio de SMS com HTML

Recentemente testei o recurso no iPhone em 2022 e o envio de SMS com HTML continua tendo suporte no safari.

Teste o seu link de SMS com HTML

Faça um teste rápido no seu link de SMS com HTML para garantir que ele envie uma mensagem para o número certo com a mensagem certa. Visite a sua página de destino no seu dispositivo móvel, clique no botão de texto e envie o texto padrão.

Em seguida, verifique as notificações de texto comercial para ver se o texto foi enviado para o número correto. Se tudo aparecer onde você espera, você está pronto para começar a receber mensagens de texto do seu link SMS.

Como fazer uma ligação com um link HTML

Outra opção além de enviar SMS com HTML é usar a tag <a> para ligar para algum número específico, isso é possível com o seguinte código:

<a href="tel:1234567">Ligue já!</a>Code language: HTML, XML (xml)

Quando o usuário clicar no link, ele irá para o discador, caso esteja num navegador como o Chrome ele irá tentar conectar com algum software de conversação por voz que suporta discagem.

O suporte para o link tel: é de 98% dos navegadores, esse recurso é mais utilizado com frequência em sites de empresas.

Gostou dessa dica de como enviar SMS com HTML, confira mais tutoriais sobre desenvolvimento web aqui no blog:


Publicado

em

,

por

Tags:

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *