Agora é TV digital

A dois meses ingressei na pós-graduação cesar/qualiti ela tem um formato bem diferente das especializações convêncionais, funciona da seguinte forma a turma é sepadara em grupos( fábricas ) e em seguida são apresentados projetos( clientes ) que vão ser desenvolvidos. e minha fábrica escolheu o desenvolvimento de uma aplicação para tv digital. o prazo foi estimado inicialmente em 10 meses. A fábrica possui 7 pessoas onde assumem papéis como uma fábrica de software real, tem o gerente , analistas de negócio , engenheiros de software e testadores. O projeto ainda está na primeira fase, mas os riscos já aparecem antes até dos requisitos serem totalmente definidos e o principal até agora é o desenvolvimento em uma tecnologia desconhecida para todo a fábrica mas vamos ver onde essa história vai parar.

Microsoft X Abobe X Apple

Estamos prestes a ver uma batalha de gigantes , onde temos a dominante no mercado de animações para web a Adobe de um lado, Microsoft que declarou guerra no ano passado com o lançamento do Silverlight e agora a Apple deu o ar da graça e acabou de lançar mais um concorrente de nome esquisito o sproutCore que é um framework em JavaScript desenvolvido para criar aplicativos web que trabalhem como aplicativos instalados no desktop.

A questão chave é que o sistema não exige que desenvolvedores fiquem presos a um padrão, como o Flash. Isto porque o SproutCore é baseado em padrões abertos de JavaScript, que faz com que seja amplamente compatível com browsers e plataformas.(IDG NOW)

Outra de suas vantagens sobre o Flash é que não necessita de plugin para rodar a aplicação.

Pesquisei sobre o framework achei o site oficial http://www.sproutcore.com/ no site tem alguns demos e documentação sobre o framework, a minha primeira impressão é que muito parecido com o spry e jQuery mas com cara de apple claro. Mas vamos ver onde essa história vai dar porque tudo que cai na mão de Steve Jobs vira ouro.

Palestra sobre : Regulamentação da Profissão na área de Computação e Informática

Será realizado no dia 01/09/2008 (próxima segunda-feira) às 16h no
auditório CIn, mais um seminário CIn.

Tema: Regulamentação da Profissão na área de Computação e Informática
Palestrante: Ricardo Anido

Mini-CV: Ricardo Anido é professor do Instituto de Computação da Unicamp e
Diretor de Regulamentação da Profissão da SBC.

Resumo:  Nesta palestra serão apresentados alguns aspectos referentes à regulamentação de profissões no Brasil e no mundo. E, mais especificamente, será apresentada a proposta da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) para a regulamentação da profissão na área de computação e informática.

A entrada é gratuita

Passos para Inscrição:

1. Enviar até as 12h do dia 29/08/2008 (sexta-feira que antecede)
e-mail para seminario2@cin. ufpe.br (e-mail correto para Regulamentação
da Profissão)
a) colocando no assunto: quero me inscrever e
b) no corpo do e-mail: informar seu nome completo.

2. Verificar os nomes dos inscritos numa listagem que será divulgada na
tarde do dia 29/08/2008 (sexta-feira) na página do CIn: www.cin.ufpe. br

Seminário CIn em campanha beneficente:
O Seminário CIn desde junho está com uma campanha de arrecadação de
alimentos não perecíveis para doações. Os donativos poderão ser entregues
durante as palestras realizadas pelo Seminário CIn. As doações não são
obrigatórias, mas sim, um incentivo à consciência social. Lembre-se, que
doar é um ato de profundo respeito ao próximo.

Evento Sobre Web 2.0(Inove)

Neste dia 30 vai acontecer um evento sobre web 2.0 muito legal, agora quem tiver interesse corra que as vagas são limitadas(45 pessoas). Para confirmar sua participação, envie um e-mail para faleconosco@inoveinformatica.net com seu nome completo, identidade e telefone. O assunto do e-mail deve ser: “EVENTO 30/08”

Botões em ActionScript 3.0

Nesse post vamos trabalhar com botões em AS 3.0 então ao trabalho, no actionScript 2.0(AS 2.0) para fazer ações com botões e movieclips era da seguinte forma:

Em acitonScript 3.0(AS 3.0) houve algumas mudanças, de inicio você tem que adicionar os eventos no movieclip e falar qual a função que vai ser chamada veja o exemplo abaixo.

Na linha um adicionamos o evento especificamos o Tipo de evento no exemplo é o evento de mouse o mouse_over igual ao onRollOver do actionScript 2.0.  Na assinatura da função temos de que definir o tipo de parâmetro que a função vai receber, neste caso a variável “e” do tipo MouseEvent, lembrem toda vez que adicionarmos um evento a função que é chamada tem que receber um parâmetro do tipo do evento que foi adicionado.  O “this” que usamos dentro da função para fazer referência a quem chama a função em AS2.0 foi substituído pelo “target” do evento. Obs. Em outros casos o this tem o uso normal. vamos complementar o nosso exemplo:

Na linha 1 foi alterado um parâmentro em nosso botão(movieClip) “buttonMode” essa propriedade surgiu em AS3 e por padrão ela é inicializada com false então para o nosso botão ficar com aquela “mãozinha” quando o mouse passar sobre nosso movieclip . Na linha 4 estamos modificando a propriedade alpha do target ou seja de  quem chamou a função nesse caso o meubotao. Notem que diferente de AS2.0 a propriedade alpha escrevesse sem o “_” isso para outras propriedades como x , y e  rotation. Outras propriedades como _xscale e _yscale agora são scaleX e scaleY. Vamos então usar o TweenLite nos eventos dos botôes(movieClips). Lembrando quem não possui as classes do TweenLite clique aqui para baixar.

No ultimo exemplo implementamos as ações over,  out e clique do movieclip.

Até o próximo post.

Tween Lite

As classes de animações são uma mão na roda para os desenvolvedores flash , um conjunto de classes que permitem com apenas um linha de código, fazer ótimas animações modificando varias propriedades, passei um bom tempo utilizando as classes do caurina Tweener, melhoraram muito minha produtividade, mas a adição dessas classes aumentavam 12kb no swf final. Para um site em flash isso não é muito significativo, mas para um banner para web pode complicar.

Alguns portais tem um limite para o tamanho do swf por exemplo a globo e suas filiadas tem um limite de 20kb por banner, ou seja com a adição do caurina já é usado mais de 50% dos kbytes permitido.

Um dia fazendo uma pesquisa sobre Papervision3D vi uma recomendação de um pacote de classes para animação TweenMax e TweenLite. Fiz meus testes e gostei, depois perguntei a alguns amigos que também fizeram boas recomendações.

No site Greensock grupo responsável pelo desenvolvimento das classes TweenLite e TweenMax. Têm alguns testes de desempenho, documentação completa e exemplos, a seguir vou mostra um simples exemplo utilizando TweenMax.

Seu uso é bastante simples vamos lá :

1 – Primeiro baixe o pacote das classes, se ainda não baixou clique aqui .

2 – Descompacte o zip na mesma pasta que está o seu arquivo .fla como na figura abaixo.

3 – Abra o arquivo .fla que no meu caso é tweenLite.fla , crie um movieClip no palco com o nome de instância bola_mc.

4 – Crie uma nova layer com um nome ações , selecione o primeiro frame e pressione  F9 para inserir o nosso código AS.

Na janela de ações jogamos o seguinte código:

Na linha 1 importamos a Classe TweenMax.

Na linha 2 usamos a classe de animação que funciona da seguinte forma:

TweenMax.to( [ alvo ], [ tempo ], {[propriedades do movie clipe]}); no exemplo a cima as propriedades x e y do movieClip;

Se você quiser adicionar as propriedades de ease fica assim:

A diferença para o primeiro código foi o import do easing na linha dois e a inclusão de mais uma propriedade a de ease na linha 3 neste caso eu estou utilizando o Back e easeOut diz que o efeito vai ser aplicado no fim da animação.

Alguns tipos de easing são:

  • Back
  • Bounce
  • Cubic
  • Elastic
  • Expo

E suas variações : easeIn para aplicar o efeito no início da animação , easeOut no final e easeInOut em ambos.

Por enquanto é só depois vou complementar esse exercício .

Ô brasil

Não sei o que aconteceu com o brasil essas Olimpiadas tirando o ouro de César Cielo na natação. Muitos favoritos caíram alguns destaques para o futebol o masculino que eu já não acreditava, um esquema feio de time pequeno nem parece a seleção , um time com um atacante totalmente isolado time sem ligação, dependendo de apresentações individuais , algumas vezes parece que falta algo no alexandre pato por conta de entrar muito cedo na seleção, Ronaldinho gaúcho depois de um ano em baixa e 4 meses parado não podia fazer nada.

E a seleção feminina mais uma vez não levou o ouro depois do chocolate na alemanha parecia que tudo ia dar certo, mas encontrou um time muito bem postado na defesa, com uma goleira muito bonita e inspirada conseguiu segurar a seleção feminina os 90 minutos, nos acrescimos o brasil visivelmente morto abriu espaço para o gol do adversário ainda tentou uma reação mas sem sucesso, Uma pena prata mais uma vez. Vôlei de Praia só deu EUA vamos ver se na quadra muda e os resto nem vale a pena falar. Mesmo assim parabéns aos medalhistas.